Mafalda, uma menina com 50 anos

Possui um espírito crítico fora do normal e uma língua afiada. Supostamente tem apenas 6 anos, mas a verdade é que a pequena Mafalda, a menina das tiras criadas pelo argentino Quino, faz este mês 50 anos.

Mafalda, uma menina com 50 anos

As suas primeiras três ‘tiras’ foram publicadas em Setembro, na revista Leoplán. A partir de 29 de Setembro começou a ser publicada duas vezes por semana na Primera Plana. A última ‘aparição’ de Mafalda foi a 23 de Outubro de 2009, no jornal italiano La Repubblica, para criticar as declarações misóginas do então primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

Joaquin Salvador Lavado, mais conhecido por Quino, é o autor destas tiras. Tem hoje 82 anos de idade

Ao longo dos anos, Mafalda e os seus companheiros – Felipe, Susaninha, Manelinho, entre outros – abordaram questão ‘demasiado sérias’ para crianças da sua idade, como conflitos armados entre nações e o papel da mulher na sociedade moderna. Foram as suas saídas acutilantes e as questões pertinentes que colocavam que fizeram desta personagem um ícone da banda desenhada mundial.

Traduzida para mais de 30 línguas, Mafalda já não está apenas nos ‘quadradinhos’: Tem desenhos animados, um site e até uma aplicação para smartphones. Mesmo sem estar presente nos jornais, continuam a usar outros meios para lutar pelos direitos das crianças… e a fugir de casa quando chega a hora da sopa.

joana.alves@sol.pt