Internacional

E se Cayetana de Alba fosse rainha da Escócia?

Aos 88 anos, Cayetana de Alba poderia coroada rainha da Escócia por ser a última na linha de sucessão da dinastia dos Stuart, a principal casa real escocesa. Neste cenário hipotético, o título seria herdado através do seu filho primogénito Carlos.


Para que tal aconteça, e segundo os jornais britânicos e espanhóis, deveria dar-se uma série de acontecimentos já que a duquesa também tem outros concorrentes, como é o caso de Francisco Baviera – que segundo os Jacobitas, que pretendem a restauração da casa real Stuart na Escócia, Inglaterra e Irlanda, é herdeiro real ao trono de Inglaterra, França, Escócia e Irlanda.

Apesar deste cenário, o primeiro ministro da Escócia, Alex Salmond, já assegurou em várias ocasiões que se os escoceses optarem pelo Sim à independência do Reino Unido, a rainha continuaria a ser Isabel II. Mas várias publicações inglesas já disseram também que não vai ser assim tão fácil. Uma alteração a esse modelo obrigaria a um outro referendo.

María del Rosario Cayetana Fitz-James Stuart y Silva é mais conhecida como a duquesa de Alba – um dos 37 títulos nobiliários que já acumula.

Alba é descendente directa do rei Jaime II de Inglaterra e uma das ‘concorrentes’ à eventual coroa escocesa. 

SOL

Os comentários estão desactivados.