Vladimir Putin é esperado na reunião do G20 em Novembro

O Presidente russo, Vladimir Putin, é esperado em Novembro em Brisbane, Austrália, para a cimeira de chefes de Estado e de Governo do G20, disse o responsável do Tesouro australiano Joe Hockey.

Vladimir Putin é esperado na reunião do G20 em Novembro

O mesmo responsável sublinhou que qualquer membro do G20 tem o direito de participar e as decisões de exclusão de partes terão de ser tomadas pelo conjunto dos membros do grupo, e não por uma decisão unilateral de um dos membros.

Apesar da situação na Ucrânia, com a comunidade internacional a acusar a Rússia de apoiar os rebeldes independentistas, Vladimir Putin é esperado em Brisbane.

O anúncio da "abertura" à participação de Vladimir Putin foi feito por Joe Hockey antes da realização da reunião dos ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais do G20, que hoje teve início em Cairns, também na Austrália.

Na próxima semana, os ministros dos Negócios Estrangeiros dos Estados da CPLP reúnem-se em Nova Iorque, à margem da assembleia-geral das Nações Unidas, e que contará já com a presença do chefe da diplomacia equato-guineense. 

Lusa/SOL