João Sousa volta a subir no ranking mundial de ténis

Derrotado na final do torneio francês de Metz no domingo, o tenista português subiu três lugares no “ranking” mundial e é 36.º na classificação do circuito profissional.

João Sousa disputou a terceira final da carreira do circuito ATP e somou a segunda derrota num encontro decisivo, agora pela belga David Goffin, 45.º do mundo, pelos parciais de 6-4 e 6-3.

Dias antes de iniciar a defesa do único título que tem no palmarés, em Kuala Lumpur, João Sousa fixou-se a uma posição da sua melhor classificação de sempre, alcançada a 14 de Julho deste ano.

David Goffin venceu o segundo troféu da carreira e  subiu 13 posições. Ficou às portas do top-30, ocupando agora a melhor classificação da carreira, o 32.º lugar.

Gastão Elias reforçou a condição de número dois português com a subida de um lugar na hierarquia, para a posição 136, no desfecho de uma semana que começou com a eliminação prematura na ronda inaugural do torneio “challenger” (segundo escalão do circuito) de Campinas, no Brasil.

No topo continua o sérvio Novak Djokovic com uma vantagem confortável de 3.485 pontos sobre o espanhol Rafael Nadal, que, por sua vez, mantém a curta margem de 495 pontos para o suíço Roger Federer.

Nas mulheres também não houve alterações. A líder continua a ser a norte-americana Serena Williams, com mais 3.270 pontos que a perseguidora directa, a romena Simona Halep.

A número um portuguesa, Michelle Larcher de Brito, caiu um lugar na classificação, surgindo na lista de hoje no 138.º lugar. Barbara Luz, que se sagrou sábado campeã nacional, “escalou” cinco degraus e entrou no grupo das 400 melhores do mundo (396).

SOL