Fidelidade formaliza OPA sobre a Espírito Santo Saúde

A companhia Fidelidade formalizou hoje uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Espírito Santo Saúde (ES Saúde), propondo pagar pela empresa 4,72 euros por acção, numa comunicação apresentada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM ).

A ES Saúde já recebeu outras duas ofertas, uma do grupo mexicano Ángeles, que pretende pagar 4,50 euros por acção, e outra do Grupo Mello, dez cêntimos abaixo deste valor.

A companhia de seguros Fidelidade vai apresentar o Banco Finantia como intermediário financeiro para o negócio. 

As acções da Espírito Santo Saúde (ESS) seguiam segunda-feira a inverter a tendência da abertura e a negociar em terreno positivo nos 4,70 euros, depois do grupo Ángeles ter melhorado a oferta de compra para 4,5 euros.  

O grupo mexicano subiu na sexta-feira a contrapartida da Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a empresa liderada por Isabel Vaz para 4,50 euros, depois da José de Mello Saúde ter apresentado uma oferta concorrente a 11 de Setembro (oferecendo 4,40 euros).

A imprensa económica avançava segunda-feira que o Grupo Mello está igualmente a preparar uma nova oferta, que deverá ser apresentada ainda esta semana.

A ESS é actualmente detida maioritariamente pela Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo (GES), e é dona, entre outros activos, do Hospital da Luz, em Lisboa, e gere, em regime de Parceria Público-Privada, o Hospital de Loures.

No final de Maio, a ESS anunciou que o seu lucro quase duplicou em termos homólogos no primeiro trimestre do ano, para 4,6 milhões de euros.

A ES Saúde comunicou segunda-feira  à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários várias alterações recentes na estrutura accionista, nomeadamente da JP Morgan, que aumentou a sua participação para 2,01%, da Highbridge Capital Management LLC (subsidiária da JP Morgan), que adquiriu 150.000 acções fora da bolsa, ficando com 2,04% do capital, e da Goldman Sachs, que reduziu a sua participação accionista para 0,590%.

No final de Maio, a ES Saúde anunciou que o seu lucro quase duplicou em termos homólogos no primeiro trimestre do ano, para 4,6 milhões de euros.

Lusa/SOL