Um Coliseu (de Roma) no meio do deserto

E de repente, no meio de uma zona árida foi erigido um novo Coliseu, a imitar a obra majestosa de Roma. No Brasil há imaginação e dinheiro para isso. Só não há equipa de futebol (nem adeptos suficientes) para pôr lá dentro.

Um Coliseu (de Roma) no meio do deserto

O projecto, em construção há cinco anos e a ser inaugurado em Janeiro do próximo ano, prevê uma arquibancada para 20 mil adeptos num município com 16 mil habitantes, conta a Folha de São Paulo.

O estádio é inspirado na arena de Roma e está em construção na pequena cidade de Alto Santo, situada no interior do Ceará (nordeste do Brasil) – fica a 230 quilómetros da capital Fortaleza – e que nem um clube profissional de futebol tem.

O Alto Santo Futebol Clube, fundado em 2007, não joga em nenhuma Divisão de futebol local. Assim, para não ficar às moscas, a prefeitura local pretende receber os jogos da equipa de Quixadá, a 160 quilómetros…

Crianças a jogar à bola ao pé da fachada do Coliseu cearense

Construído numa zona árida, começou por ocupar o espaço de um açude, para o solo ganhar sustentação para receber a estrutura. Alto Santo, no interior do Ceará, sofre com a falta de chuvas regulares há quatro anos e é um dos municípios que decretaram emergência devido à seca.

A obra terá um custo final de 1,3 milhões de reais (quase 500 mil euros).

SOL