267 crianças maltratadas em dois anos

Entre 2012 e 2013, 267 crianças e jovens foram sinalizados pelo Hospital Amadora-Sintra como vítimas de maus-tratos – um número semelhante ao registado entre 2008 e 2009, que foi de 263. O estudo comparativo, que abrange o início e o período da crise, será apresentado na passada sexta-feira na segunda reunião de Pediatria Social, organizada…

“Isto mostra que a crise não se está a reflectir de forma evidente no aumento dos maus-tratos”, afirmou ao SOL Maria de Lurdes Torre, presidente da secção de Pediatria Social da SPP. A pediatra, que também integra o núcleo de apoio à criança e jovens do Hospital Amadora-Sintra – inserido num território com graves problemas sociais – afirma que o estudo demonstra que os problemas das famílias estão-se a agravar, como o desemprego, a violência doméstica ou a subida do número de agregados monoparentais. Mas, ao nível dos maus tratos, não ficou provado que tenham sido mais frequentes e graves no período de crise económica que o país atravessa.

Maria de Lurdes Torre atribui também esta estabilização dos registos de maus-tratos à maior visibilidade deste fenómeno e ao que chama “uma maior exposição destas famílias”: “Sabem que podem ser denunciadas e, acima de tudo, estão mais informadas de que estas atitudes não são correctas”. Além disso, a pediatra lembra que as famílias sabem que os profissionais de saúde e as escolas estão cada vez mais atentos para identificar e sinalizar estas problemáticas e referenciam-nas ao Ministério Público quando há suspeitas.

rita.carvalho@sol.pt