Bruno Nogueira e Miguel Esteves Cardoso abrem festival de humor em Lisboa

Um encontro inédito entre o humorista Bruno Nogueira e o cronista Miguel Esteves Cardoso marca a abertura do Famous Humour Fest, festival dedicado ao riso e ao humor que começa na quinta-feira na LX Factory, em Lisboa.

O festival, que cumpre a quarta edição, reúne alguns dos mais conhecidos humoristas portugueses, em sessões de comédia ao vivo, "masterclasses", mas também com cinema e exposições.

Na quinta-feira destaca-se "Uma conversa previsível" entre o humorista e actor Bruno Nogueira e o escritor e cronista Miguel Esteves Cardoso, ambos conhecidos por reflectirem sobre as idiossincrasias dos portugueses, e um espectáculo solo de Pedro Tochas feito apenas com as piadas que deixando para trás em espectáculos anteriores.

O radialista Fernando Alvim conduzirá uma maratona de riso, aberta ao público – com inscrição prévia – e quem fizer rir mais a audiência será recompensado.

Na sexta-feira, o festival contará com um espectáculo de humor, música e desenho ao vivo, com Nuno Artur Silva, fundador das Produções Fictícias, com os Dead Combo e com o designer e ilustrador António Jorge Gonçalves. 

Haverá ainda um "talk show" de Diogo Faro, comediante autor de Sensivelmente Idiota, e que contará com a participação de João Manzarra, Inês Aires Pereira, Daniel Poças e Filipe Gonçalves.

O The Famous Humour Fest termina no sábado com um "Poetry slam", um espaço aberto a novos talentos da poesia dita, mas subordinado ao humor, e com uma espécie de "best of" do que foi apresentado nas três edições anteriores do evento.

Esse espectáculo resumo contará com Rui Unas, Nuno Markl – que esteve em todas as edições – os Commedia A La Carte, Luís Franco-Bastos, Salvador Matinha, António Raminhos e Eduardo Madeira.

A par dos espectáculos, o festival proporcionará "masterclasses" com nomes como Joaquim Monchique ("A arte da comédia"), Ana Bola ("As mulheres e o humor?"), Nuno Markl ("Como ser um saco de pancada deprimente e vencer na vida") e Filipe Homem Fonseca ("Com o mal dos outros posso eu bem").

No cinema, serão reveladas as primeiras imagens de filmes portugueses ainda por estrear: "Mau mau Maria", de José Alberto Pinheiro, "Virados do avesso", de Edgar Pêra, e "Capitão Falcão", de João Leitão.

A estes juntam-se ainda a projecção da série "Barba Rija", de André Murraças, uma apresentação sobre a série televisiva "Sal" e outra sobre o projecto "The Stand-ups", do produtor Nuno Bernardo.

Nos três dias do festival estarão patentes três exposições: desenho de humor de António Jorge Gonçalves, pintura de Pedro Zamith e fotografia de Raquel Viegas.

Em três edições, o The Famous Humour Fest contou com mais de 30 espectáculos, cerca de 60 figuras ligadas ao humor e à comédia e mais de 15.000 espectadores.

Lusa/SOL