Avó de menina retida dois anos na Bélgica fica em prisão preventiva

O Tribunal de Tavira decretou hoje a prisão preventiva da avó paterna da menina de 9 anos alegadamente sequestrada pelo pai há dois, por suspeita de co-autoria de sequestro, disse à Lusa fonte judicial.

A avó da menina foi detida na terça-feira em Aveiro e a directoria do Sul da Polícia Judiciária já estava a aguardar a sua entrada em solo nacional para a deter, depois de, no início de Setembro, ter detido o pai, que está igualmente em prisão preventiva.

Alice esteve durante dois anos retida na Bélgica com o pai e a avó, depois de ter sido sequestrada pelo pai, em 2012, após as férias escolares, altura em que deveria ter sido entregue à mãe.

Nessa ocasião, o tribunal determinara a entrega da criança à guarda da mãe, motivo que terá alegadamente levado o pai, agente da Polícia Marítima, a sequestrar a menina, na altura com 7 anos.

Quando foi detido, em Lisboa, o pai não estava com a menor, nem quis revelar o seu paradeiro, mas as autoridades conseguiram localizá-la na Bélgica, onde se encontrava na companhia da avó paterna.

A mãe da menina acabaria por se deslocar à Bélgica para recuperar a filha.

Lusa/SOL