I Guerra Mundial: Parlamento quer ‘recolher’ memórias dos portugueses

No ano em que se cumprem 100 anos sobre o início da 1ª Guerra Mundial, a iniciativa Dias da Memória vai reunir recordações do confronto que levou 100 mil soldados portugueses à frente de batalha. 

I Guerra Mundial: Parlamento quer ‘recolher’ memórias dos portugueses

De 17 a 19 de Outubro, a Assembleia da República abre as portas a todos os cidadãos que queiram partilhar histórias de família, postais, cartas, objectos ou quaisquer registos que ajudem a perpetuar a memória da Grande Guerra. Esta iniciativa é realizada em conjunto com a Europeana, a maior biblioteca digital da Europa, e o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

“A iniciativa chama ao Parlamento cidadãos, de norte a sul do país, para partilharem as suas memórias. E as histórias dos avós, bisavós, familiares que partiram para as colónias de África ou para a Flandres e de todos quantos continuaram a viver os impactos da Guerra em Portugal. Algures pelo país há uma baioneta, um uniforme ou um capacete da Grande Guerra esquecidos; uma carta guardada de um soldado apaixonado, uma fotografia de um herói no campo de batalha, um diário com as emoções à flor do papel…”, lê-se no comunicado enviado à redacção.

O resultado será digitalizado e ficará acessível ao Mundo através da Internet, nos sites europeana1914-1918.eu e Portugal.org.