Portas diz que confia na palavra do primeiro-ministro

O líder parlamentar do CDS-PP reafirmou hoje que os centristas confiaram na palavra do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e consideraram que essa palavra “merecia ser ouvida”, concluindo que os esclarecimentos prestados hoje demonstraram que essa opção “estava certa”.

"O CDS manteve a serenidade, e disse que confiava na sua palavra. Pelo que nos disse aqui hoje, a sua palavra merecia ser ouvida e a nossa opção estava certa", declarou o líder parlamentar centrista, Nuno Magalhães, durante o debate quinzenal na Assembleia da República.

Esta foi a única declaração do CDS-PP sobre as respostas dadas hoje pelo primeiro-ministro no parlamento às questões envolvendo o seu estatuto e remunerações enquanto foi deputado na década de 1990.

Nuno Magalhães referiu-se ainda a dados económicos, lamentando a "amnésia política da oposição" relativamente a, por exemplo, à subida de 15 lugares de Portugal no ‘ranking' da competitividade do Fórum Económico Mundial.

O presidente da bancada do CDS saudou a subida do salário mínimo nacional, "congelado há quatro anos, desde 2010, pela mão do PS, e que passou de 485 euros para 505 euros.

Segundo Magalhães o acordo alcançado em concertação social para a subida do salário mínimo mostra que "é com consenso, é com diálogo, é com cedências" que se pode aceder ao "progresso".

"Não é com a luta pela luta", declarou, assinalando a "maturidade política sindical da parte da concertação social", numa referência à UGT, que subscreveu o acordo, ao contrário da CGTP-IN.