Cavaco diz que Passos “prestou todos os esclarecimentos” sobre Tecnoforma

O Presidente da República disse hoje ter sido informado que o primeiro-ministro prestou todos os esclarecimentos sobre a sua relação profissional com a Tecnoforma e que o fez no local próprio, a Assembleia da República.

Cavaco diz que Passos “prestou todos os esclarecimentos” sobre Tecnoforma

Cavaco Silva disse ainda que o Presidente da República não deve, contudo, comentar mais sobre o assunto, "por forma a defender o superior interesse nacional".

"Estive de manhã em Oliveira de Azeméis e agora na Figueira da Foz, mas a informação que tenho é de que o senhor primeiro-ministro prestou todos os esclarecimentos", disse.

Questionado sobre se pediu esclarecimentos a Pedro Passos Coelho ou se o primeiro-ministro lhos deu, Cavaco Silva lembrou que reuniu com o chefe de Governo quinta-feira mas que aqueles encontros semanais estão "sujeitos ao sigilo".

"Nunca comentei nem irei comentar o teor das conversas que tenho com o primeiro-ministro", frisou Cavaco Silva.

O Presidente da República disse ainda que não faz "apreciações" sobre o primeiro-ministro e o Governo e que estes "respondem em primeiro lugar perante a Assembleia da República e portanto o primeiro-ministro escolheu o local certo para prestar todos os esclarecimentos", sustentou.

Cavaco Silva acrescentou que o caso Tecnoforma "é uma matéria que deve ser tratada pelo próprio primeiro-ministro com a Assembleia da República. E a informação que me foi dada é que ele respondeu a todas as questões que lhe foram colocadas e deu todos os esclarecimentos", reafirmou.

Cavaco Silva disse ainda que não se "guia pela agenda mediática ou pela agenda dos partidos políticos".

"Eu estudo muito cuidadosamente todos os problemas e guio-me exclusivamente por aquilo que considero, no meu julgamento, ser do superior interesse nacional", afirmou o PR.

Lusa/SOL