Rui Costa defende trono

Ao fim de um ano a pedalar com a camisola arco-íris, símbolo de campeão do mundo, é chegado o momento de Rui Costa a defender. A corrida está marcada para domingo, na cidade espanhola de Ponferrada, e terá direito a transmissão integral na RTP 2, a partir das 11 horas.

Ao lado do chefe-de-fila estará um contingente que duplica em relação ao ano passado, fruto da subida dos corredores portugueses no ranking da União Ciclista Internacional. Em vez do trio que representou a Selecção nacional há um ano em Florença, Rui Costa encabeça um sexteto que se completa com Tiago Machado, Nelson Oliveira, Sérgio Paulinho, André Cardoso e José Mendes.

Desde a primeira edição, em 1927, apenas cinco ciclistas conseguiram revalidar o título de campeão do mundo na prova em linha e nos últimos 52 anos só dois o fizeram: os italianos Gianni Bugno (1992) e Paolo Bettini (2007).

Nas principais casas de apostas, Rui Costa surge como o 11.º favorito à vitória em 2014, com o sprinter australiano Simon Gerrans no topo das preferências.

A meio da semana o britânico Bradley Wiggins venceu a prova de contra-relógio e Nelson Oliveira foi sétimo, o melhor resultado de sempre de um português. Tiago Machado terminou em 11.º.

rui.antunes@sol.pt