Hong Kong: Confrontos entre polícia e manifestantes

Milhares de manifestantes pró-democracia perpetraram este domingo, em Hong Kong, uma acção de desobediência civil contra a decisão de Pequim de limitar o sufrágio universal.

Hong Kong: Confrontos entre polícia e manifestantes

As autoridades tiveram que usar gás pimenta e lacrimogénio contra as pessoas que protestavam no centro histórico do território chinês.

Com gritos de “Vergonha, vergonha e vergonha”, os manifestantes iam tentando evitar as investidas da polícia de Hong Kong com chapéus-de-chuva e lonas de plástico. “O Mundo deve saber que queremos a democracia, mas que não conseguimos isso”, disse um dos estudantes à agência de comunicação France Presse.

Este protesto surge após a manifestação realizada hoje junto ao complexo governamental de Hong Kong, durante a qual os manifestantes forçaram o cordão de segurança e várias pessoas (incluindo três deputados) foram detidas.

Recorde-se que esta ex-colónia britânica está sob domínio da China desde Julho de 1997. Pequim tinha prometido que Hong Kong teria um chefe do Executivo, que será eleito em 2017, escolhido livremente pela população. No entanto, a China determinou no final de Agosto que os aspirantes ao cargo têm que ter o apoio de mais de metade dos votos de um comité de nomeação para se poderem candidatar.