Politica

Costa com o dobro dos votos de Seguro

Quando o escrutínio das primárias terminar, António Costa somará mais do dobro dos votos de António José Seguro. Este é o resultado que corresponde aos resultados já conhecidos, dando Costa com cerca de 70 por cento e Seguro com 30 por cento. E foi esta diferença entre os dois candidatos, em grandeza de votos, que Jorge Coelho, presidente da Comissão Eleitoral, veio anunciar aos jornalistas, no Largo do Rato.

Os "resultados, são provisórios, mas vão ao encontro das expectativas essenciais desta noite", e dão "70 por cento para António Costa e 30% para António José Seguro", anunciou Coelho.

O nível de adesão das primárias é de 170 a 180 mil socialistas, entre simpatizantes e militantes, o que corresponde a 70 a 75% do universo eleitoral. "Há uma adesão extraordinária nas primárias da cidadania, como lhes chamei há bocado", disse.

Coelho saudou António Costa, desejando-lhe as "maiores felicidades" e dirigiu "uma palavra sentida" a António José Seguro, pelo trabalho de três anos como secretário-geral do PS e "pelo papel importante no lançamento das primárias".

No final, disse que as primárias "são uma marca que fica na história do país" e um processo "irreversível" na vida do PS e dos partidos portugueses.

manuel.a.magalhaes@sol.pt