Metade dos universitários acha que não estará em Portugal em 2020

Quase metade dos estudantes universitários portugueses (46 por cento) acredita que terá de emigrar, revela um estudo elaborado por uma consultora em parceria com a Universidade Católica, hoje divulgado.

Metade dos universitários acha que não estará em Portugal em 2020

No trabalho “Geração 2020 – O futuro de Portugal aos Olhos dos universitários”, o termo “emigração” é associado ao país por 50 por cento dos alunos, enquanto para 52 por cento prevalece a ideia de “esperança”.

O estudo foi realizado pela Imago, em parceria com a Católica, a partir de um inquérito a 1.100 estudantes de estabelecimentos públicos e privados, entre os 18 e os 30 anos.

Além de “emigração” e “esperança”, num conjunto de 19 conceitos positivos e negativos, surgem como mais citados os termos “desemprego”, “pobreza”, “solidariedade”, “revolução”, “cultura” e “juventude”, com valores acima de 30 por cento.

“A autoconfiança parece ser um traço característico destes jovens que em 2020 começarão a ter um papel relevante no rumo do nosso país: 64% dos universitários acredita que serão eles próprios os principais impulsionadores da mudança, apenas atrás das universidades que lideram o ranking das instituições com maior potencial para fazer de Portugal um país melhor, com 81%”, lê-se no documento.

Seguem-se a família (59%) e a Europa (46%)”, nas respostas relacionadas com este tema.

Do outro lado estão as instituições nas quais menos jovens acreditam: os partidos políticos (13%) e a igreja católica (7%).

Lusa/SOL