CEO da PIMCO despede-se a pedido da filha de 10 anos

Em Janeiro de 2014, Mohamed El-Erian tomou uma decisão que mudou a sua vida para sempre: despediu-se do cargo de CEO da PIMCO, um negócio de mil milhões de euros. E porquê? Por causa da sua filha.

CEO da PIMCO despede-se a pedido da filha de 10 anos

Num artigo escrito pelo próprio na Worth, El-Erian relata o momento em que perguntou à filha por que é que não lhe obedecia para ir lavar os dentes – algo que fazia sem pensar algum tempo antes.

Nessa altura, a sua filha de 10 anos deu-lhe uma lista de 22 momentos importantes na sua vida que o pai tinha perdido, entre os quais o primeiro dia de escola, o primeiro jogo de futebol, as reuniões de pais e até desfiles de Halloween.

“Foi um ‘acordar para a realidade’”, afirmou El-Erian. “Senti-me péssimo e rebati: tinha uma boa desculpa para todos aqueles momentos em que não estive presente. Estava a viajar, estava em reuniões importantes, tive de fazer um telefonema urgente, tive coisas de última hora para resolver… Até que me apercebi que me estava a escapar o mais importante.”

O guru do investimento, de 56 anos, que aparece regularmente nas listas dos mais poderosos e influentes financeiros, trocou o papel na PIMCO para gerir um portfólio de empregos em part-time, incluindo o de consultor chefe da Allianz, o que torna a sua vida mais fléxivel. 

"Acordo a minha filha, preparo-lhe o pequeno-almoço e levo-a à escola. Também estou muito mais disponível para ir buscá-la à escola e levá-la às actividades extra-curriculares.".

O ex-CEO afirma mesmo que a relação com a filha melhorou exponencialmente: "Até planeámos uma férias juntos, só os dois."

“Sou o primeiro a reconhecer que tenho uma sorte incrível de poder estruturar a minha vida desta maneira. Infelizmente nem toda a gente tem o luxo de o poder fazer. Ainda bem que as empresas estão a dar cada vez mais importância à vida fora do trabalho e por isso mais e mais pessoas vão poder agir de forma mais holística no que é importante para elas”, disse El-Erian.

SOL