Família Espírito Santo recebeu cinco milhões nos submarinos

Cinco clãs Espírito Santo receberam, em 2004, cinco milhões dos cerca de 30 milhões de euros pagos à Escom “a título de serviços de consultoria pelo consórcio alemão que vendeu os dois submarinos a Portugal”, avança nesta quarta-feira o jornal i.

Família Espírito Santo recebeu cinco milhões nos submarinos

“Deram-nos cinco a nós e eles [administradores da Escom] guardaram 15”, afirmou Ricardo Salgado, ex-presidente da Comissão Executiva do BES.

Esta revelação foi feita numa reunião no dia 7 de Novembro de 2013 do Conselho Superior do Grupo Espírito Santo (GES), encontro onde ‘rebentou’ o conflito Salgado/Ricciardi.

Segundo o i – que fez uma reconstituição da reunião -, este foi um assunto apenas revelado depois de Ricardo Salgado ter exigido a Manuel Fernando Espírito Santo (representante do ramo Moniz Galvão), que “assinasse uma carta que deveria conter a assinatura dos representantes da família que tinha direito a voto no Conselho Superior do GES”.

Para Salgado, era essencial a assinatura dos cinco porque seria “um acto de gestão que institucionalizava a decisão” tomada aquando da compra dos submarinos: “’e não assinas a carta assumes a responsabilidade de te estares a afastar da coesão dos fundadores”. Manuel Fernando acabou por assinar a carta: “Eu assumo a responsabilidade”, disse.

Os cinco milhões foram transferidos para as contas pessoais, na Suíça e noutros países, dos representantes destes clãs. O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) – que investiga o caso dos submarinos – detectou estas transferências e, graças à quebra de sigilo bancário, conseguiu saber que três membros do Conselho Superior tinham recebido um milhão de euros.

Salgado e os outros membros da família já tinham esta informação, daí a insistência para a assinatura da carta “que legitimava os valores pagos pela Escom”.

Este ano, o Expresso revelou que as três contas na Suíça estariam sob suspeita no inquérito à compra dos submarinos pertenciam a membros do Conselho Superior do GES, para onde tinha sido transferidas “três milhões de euros da sociedade Afrexport, detida pela Escom BVI, com sede nas Ilhas Virgens Britânicas”.

“O erro foi ter sido pela Afrexport. Devia ter ido para a International (ESI) e a International devia ter distribuído pelos membros do Conselho Superior”, disse um dos membros da família Espírito Santo.

O advogado de defesa dos titulares das contas, segundo o Expresso, afirmou que as transferências não tinham a ver com os submarinos mas sim com “remuneração de três recorrentes por tarefas realizadas no âmbito do Conselho Superior do GES”.

Porém, durante a reunião, o dinheiro é sempre associado ao caso dos submarinos: “A Escom é que tratou de tudo de A a Z”, disse Salgado, afirmando que pouco terá sabido do negócio. Ou seja, as afirmações de Salgado e dos outros membros do Conselho Superior chocam com os argumentos da defesa.

Na altura da compra dos submarinos, a GES era accionista maioritária da Escom (67%). No Conselho Superior estavam as mesmas pessoas que no final de 2013 tinham direito de voto no órgão: Ricardo Salgado, António Ricciardi, Manuel Fernando Espírito Santo, José Manuel Espírito Santo Silva (filho de Maria do Carmo Moniz Galvão) e Mário Mosqueira do Amaral,

O i concluiu que Ricardo Salgado afirmou aos membros presentes na reunião que tinha “a impressão de que o processo – que investiga as suspeitas de corrupção no negócio da compra dos submarinos aos alemães – poderia vir a ser arquivado”.

SOL