Possibilidade de chuva e trovoada no continente

A costa sul da Madeira e o Porto Santo estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de tempo quente, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a costa sul da Madeira e a ilha do Porto Santo vão estar sob aviso amarelo entre as 09h00 de hoje e as 20h00 de sexta-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O IPMA prevê para hoje no arquipélago da Madeira períodos de céu muito nublado, aguaceiros em geral fracos, em especial nas vertentes norte e vento moderado de nordeste, soprando moderado a forte nas terras altas, com rajadas da ordem dos 60 quilómetros/hora.

No Funchal prevê-se uma temperatura mínima de 21 graus Celsius e uma máxima de 27.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existem situações de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Quanto ao continente, o IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu pouco nublado ou limpo, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade durante a tarde, em especial nas regiões do interior, e condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada na região centro durante a tarde, em especial no interior.

Está também previsto vento em geral fraco do quadrante leste, soprando do quadrante norte na faixa costeira durante a tarde e sendo moderado de nordeste nas terras altas até ao final da manhã e pequena subida da temperatura mínima.

No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade, em especial nas regiões do interior e durante a tarde, condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial durante a tarde e no interior e vento em geral fraco.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa, Porto, Castelo Branco e Faro prevê-se uma máxima de 29 graus, em Beja 33, Évora e Leiria 31, Portalegre, Braga e Coimbra 30, Guarda 22, Viana do Castelo 28, Vila Real e Viseu 27, Bragança 26 e Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 23.

 Lusa/SOL