Suspeito de matar ex-mulher na rua vai hoje a tribunal

O homem acusado de matar a ex-mulher com 19 facadas, em Agosto de 2013, na via pública em Chelas, Lisboa, por razões passionais, começa hoje a ser julgado no Campus da Justiça, no Parque das Nações.

O arguido, de 36 anos, encontra-se em prisão preventiva desde 17 de Agosto do ano passado no Estabelecimento Prisional de Lisboa e vai responder por um crime de homicídio qualificado e outro de coacção.

Segundo o despacho de acusação do Ministério Público (MP), a que a agência Lusa teve acesso, o arguido e a mulher separaram-se em Julho de 2013, mês em que o homem, “desconfiando de que a vítima teria um relacionamento extraconjugal”, esperou que a ex-companheira saísse do trabalho e seguiu-a, “tendo-a visto entrar com um rapaz” num prédio em Lisboa.

“Desde essa altura nunca mais conseguiu esquecer que ela o enganava com outro homem, pelo que começou a pensar em matá-la. No dia 13 de Agosto de 2013, o arguido decidiu ir procurar a vítima para a matar. Saiu de casa de carro e levou consigo uma faca de cozinha com cabo em plástico de cor verde”, explica a acusação.

O homem foi até à rua onde morava o namorado da ex-mulher e rasgou dois pneus da viatura da ofendida, que se encontrava no local. Enviou mais de dez mensagens de telemóvel à vítima, para que fosse buscar o filho de ambos, alegando que a criança, hoje com nove anos, tinha caído da cama e ficado com um hematoma na cabeça.

Cerca das 10h00, quando a ex-companheira saiu do prédio, “o arguido desferiu-lhe cerca de 19 facadas em diferentes regiões corporais e cortou-lhe o pescoço”, fugindo do local.

Um homem que passava no local dirigiu-se ao suspeito, que lhe disse “era a minha mulher que me andava a trair há três anos e eu tinha de a matar”, salienta o MP.

O início do julgamento está agendado para as 09h00 na 1.ª Secção da Instância Central Criminal – antiga 8.ª Vara Criminal.

Lusa/SOL