Os bustos da polémica

A polémica exposição “Cem anos de Presidência”, que reúne os bustos de 18 presidentes da República foi inaugurada nesta quinta-feira sem a presença dos deputados que a contestaram, com o autor a confessar que, “pessoalmente”, também não gosta.

Os bustos da polémica

"Pessoalmente, também não gosto", começou por dizer o autor, o artista plástico Joaquim Esteves, explicando que é um caricaturista e que o presente trabalho se afastou do seu registo, correspondendo a um convite da Câmara Municipal de Barcelos: "pura e simplesmente [os bustos] retratam o que é a forma".

Na breve cerimónia de inauguração, num dos corredores do andar nobre da Assembleia da República, e relativamente à polémica, Joaquim Esteves disse querer afirmar um princípio: "Não concordando contigo, tudo farei para que possas expressar a tua opinião".

O presidente da comissão de Educação, Cultura e Ciência, Abel Batista, reiterou a ideia de que a exposição não visa qualquer homenagem aos presidentes da República do período da ditadura, afirmando que é apenas "um relato descritivo".

"Numa democracia há lugar para todos", sustentou, acrescentando que "se há uma homenagem é aos artistas plásticos" de Barcelos, terra com tradições na olaria e onde "nasceu um símbolo nacional, o galo de Barcelos".

Os bustos em barro dos 18 presidentes da República dos últimos cem anos estão expostos em dois corredores do andar nobre da Assembleia da República, encimados por cartazes com referências biográficas e cronológicas.

Por não haver contextualização política e histórica de cada um dos períodos – I República, Ditadura Militar, Estado Novo e Democracia – os deputados do PCP, BE e PEV, bem como alguns deputados do PS, entre os quais Isabel Moreira, defenderam que a mostra "branqueia a história".

Quarta-feira depois do plenário, a maioria PSD/CDS e o PS rejeitaram na comissão de Educação, Ciência e Cultura, um requerimento do PCP para a suspensão da exposição.

Hoje, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos, Maria Elisa Braga, disse que a exposição foi concebida para comemorar os cem anos da República, em 2010, e congratulou-se por estar agora instalada na Assembleia da República, acessível a todos os cidadãos.

Os socialistas Gabriela Canavilhas, ex-ministra da Cultura do PS, Laurentino Dias, ex-secretário de Estado da Juventude e Desporto, e Duarte Marques, do PSD, foram alguns dos deputados da comissão de Educação, Ciência e Cultura presentes. Do CDS-PP estava apenas o presidente da comissão, Abel Batista, e as restantes bancadas não se fizeram representar.

SOL/Lusa