Primeiro discurso de Costa como líder do PS é no congresso do Livre

António Costa vai discursar no domingo no primeiro congresso do Partido Livre. Esta será a primeira intervenção de Costa, depois ter ganho as eleições primárias do PS para candidato a primeiro-ministro.

Primeiro discurso de Costa como líder do PS é no congresso do Livre

O Partido Livre, de Rui Tavares, enviou convites para a direcção em exercício do PS, chefiada pela presidente do PS, Maria de Belém. A escolha de Costa foi uma “decisão interna dos socialistas”, esclarece Rui Tavares ao SOL.

“Temos todo o interesse em ouvir o primeiro candidato a primeiro-ministro, em saber o que quer dizer à esquerda e ao eleitorado”, diz Tavares, que realça ainda que todas as forças de esquerda se façam representar no congresso do Livre "ao mais alto nível".  Ana Drago, a presidente da Associação Fórum Manifesto, e Paulo Fidalgo, primeira figura da Renovação Comunista, são as outras intervenções já confirmadas no congresso que tem lugar no Centro Olga Cadaval, em Sintra.

O Livre tem um modelo de congresso inovador, que contempla a intervenção de dirigentes de outros partidos e movimentos de esquerda, durante o período de trabalhos.

António Costa discursará este domingo duas vezes. De manhã, fala como presidente da câmara de Lisboa, nas cerimónias oficiais do 5 de Outubro, que têm lugar na Praça do Município, e incluem também a intervenção do Presidente da República.