Verão tímido não arrefeceu turismo no Algarve

O Verão tímido deste ano não prejudicou os resultados do turismo no Algarve. A garantia é do presidente da Entidade Regional de Turismo algarvia, Desidério Silva.

«Ainda não temos números finais, mas este Agosto superou o de 2013. Em Setembro, a taxa de ocupação também foi muito razoável e em Outubro está num nível bom. Acredito que no final do ano, os números vão superar claramente 2013», avançou ao SOL, durante o Fórum Empresarial do Algarve, que termina hoje em Vilamoura.

Os dados oficiais mais recentes indicam que até Julho, a região teve mais um milhão de dormidas do que no mesmo período do ano passado, segundo o responsável.

Ainda assim, Desidério Silva lembra que é preciso responder ao desafio da sazonalidade, que começa a afectar o maior destino turístico no país já em Novembro, prolongando-se sobretudo até Fevereiro. Por isso, além do sol, praia ou golfe, as entidades turísticas da região e os municípios estão a trabalhar para diversificar a oferta turística. 

Turismo de natureza, observação de aves, surf, caminhadas, BTT, gastronomia e vinhos são produtos em desenvolvimento, aponta o responsável. Em curso está também um levantamento de salas e espaços que possam acolher reuniões, conferências ou incentivos, no âmbito do turismo de negócios.

«Vamos apresentar ao Turismo de Portugal um projecto relacionado com cicloturismo, aproveitando a Via Algarviana e outros trilhos. Também podemos explorar a questão do hipismo. Agora está a decorrer em Vilamoura um campeonato de saltos», acrescentou Desidério Silva, no evento promovido pelo LIDE Portugal – Grupo de Líderes.

Porém, adverte, «isto só funciona se houver ligações aéreas».

«Também estamos a preparar com o Turismo de Portugal a criação de algumas ligações aéreas para cidades europeias no Inverno. Por exemplo, vamos trabalhar mais quatro ou cinco cidades alemãs, como Dusseldorf, Colonia, Berlim, Munique, para trazer mais turistas», sublinhou o presidente da entidade regional. «De 26 de Outubro ao final de Março, temos cerca de 600 mil lugares já garantidos em termos de oferta», detalhou.