EUA gastam milhões a protegerem-se da ciber-espionagem chinesa

A China está a levar a cabo uma agressiva ciber-guerra contra os Estados Unidos que está a custar ao país milhares de milhões de dólares todos os anos, afirmou no domingo o diretor do FBI, James Comey.

Em declarações ao programa ‘60 minutos’, Comey disse que a China lidera a lista de países que tentar roubar segredos das empresas norte-americanas, sugerindo que quase todas as grandes empresas já foram alvo de ataques informáticos.

"Há dois tipos de grandes empresas nos Estados Unidos. As que foram atacadas pelos chineses e aquelas que não sabem que foram atacadas pelos chineses", afirmou.

Os prejuízos anuais destes ciber-ataques são "impossíveis de contabilizar", mas Comey estima que estejam na ordem dos "milhares de milhões".

Referindo-se aos países que atacam os Estados Unidos, o director do FBI disse: "Não quero dar uma lista completa, mas posso dizer que a China está no topo".

"São extremamente agressivos nas tentativas que fazem para tentar entrar nos sistemas americanos e roubar informação que possa beneficiar a sua indústria", contou Comey, referindo-se aos hackers chineses.

Segundo o director do FBI, a China está a tentar obter "informação que seja útil, para que não tenham de inventar [nada]". "Podem copiar ou roubar [informação] para saberem como uma empresa [norte-americana] vai conduzir as negociações com uma firma chinesa em vários aspectos", explicou.

Lusa/SOL