Morreu a estrela da Broadway que ‘ensinou’ Robin Williams

A actriz norte-americana Marian Seldes, considerada uma das referências do teatro da Broadway, morreu hoje aos 86 anos em Nova Iorque, revelou o New York Times.

Morreu a estrela da Broadway que ‘ensinou’ Robin Williams

Afirmando que a representação deu forma e sentido à vida, Marian Seldes recebeu um prémio Tony de carreira em 2010. A participação na peça "Deathtrap", em 1978, valeu-lhe uma entrada no Livro dos Recordes do Guiness, porque não falhou nenhuma das 1.793 apresentações.

Depois de ter estudado ballet e representação, Marian Seldes estreou-se em palco em 1947, com 17 anos, na produção "Medea".

A BBC descreve-a como "a musa do dramaturgo norte-americano Edward Albee", interpretando peças como "A Delicate Balance", "The Play About The Baby" e "Three Tall Women".

A última peça que Marian Seldes interpretou em palco foi "Deuce", de Terrence McNally, em 2007.

Apesar de considerar que o teatro era a essência do seu trabalho, Marian Seldes trabalhou em cinema e em televisão, nomeadamente nas séries "Perry Mason", "Lei & Ordem", "Murphy Brown" e "Crime, disse ela".

A par da representação, Marian Seldes também deu aulas, entre 1967 e 2002, tendo tido, como alunos, os atores William Hurt, Kevin Kline, Robin Williams e Laura Linney, entre outros.

Lusa/SOL