Oito distritos sob aviso laranja devido a chuva forte e trovoada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou o aviso de riscos causados pelo mau tempo devido a chuva forte e trovoada em oito distritos, passando-o para laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

De acordo com o IPMA, os distritos com maior risco são Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra e Leiria, sendo que o aviso laranja estará activo entre as 21h00 de hoje e as 10h00 de quinta-feira.

Entretanto, os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Lisboa e Portalegre vão estar sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, também devido a previsão de chuva forte, que poderá ser acompanhada de trovoada. O alerta vigora entre 21h00 de hoje e as 12h00 de quinta-feira.

Os distritos do Porto, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estarão igualmente sob aviso amarelo, mas estes por causa de agitação marítima, estando previstas ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros de altura. Estes distritos contam com o aviso amarelo pelo menos entre a meia-noite de quarta-feira até às 12h00 de quinta.

O aviso laranja é emitido quando o IPMA considera que a situação meteorológica integra um risco moderado a elevado, enquanto o amarelo identifica risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje, nas regiões do norte e centro do continente, céu muito nublado, períodos de chuva, sendo por vezes forte no litoral a norte do Cabo Mondego para o final do dia, vento em geral fraco do quadrante sul, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura mínima.

No sul, prevê-se céu geralmente muito nublado, com abertas no Baixo Alentejo e Algarve, períodos de chuva fraca, em especial no litoral oeste e até meio da tarde, vento fraco a moderado do quadrante oeste, neblina ou nevoeiro matinal e pequena subida da temperatura mínima.

Na Madeira a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte, e vento fraco a moderado de noroeste, enquanto os Açores terão céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva fraca passando a aguaceiros fracos, neblinas durante a madrugada e manhã e vento moderado.

Lusa/SOL