Passos Coelho em Milão para cimeira do emprego

O primeiro-ministro, Passos Coelho, e o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, participam hoje na cimeira sobre o problema do desemprego, que se realiza em Milão, na Itália.

Passos Coelho em Milão para cimeira do emprego

A reunião, que junta os chefe de Estado e de Governo da União Europeia (UE), é uma iniciativa do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, numa altura em que a Itália está com presidência rotativa da UE, e do presidente francês, François Hollande, e deverá servir para consertar posições para combater o desemprego e em especial o desemprego jovem.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, vai participar na cimeira que arranca ao início da tarde, sendo acompanhado pelo ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares.

Antes do encontro, Mota Soares participa ainda no almoço de trabalho dos Ministro do Trabalho da UE.

Em Agosto, a taxa de desemprego era de 11,5% na zona euro e de 10,1% na União Europeia, enquanto em Portugal o desemprego atingia 14% da população activa.

Quanto ao desemprego jovem, em Agosto, fixava-se nos 23,3% na zona euro e nos 21,6% na União Europeia. Em Portugal ascendia aos 35,6%, uma das taxas mais elevadas entre os Estados-membros.

Lusa/SOL