Criança ferida depois de um ninho de vespa asiática cair numa escola

A queda de um ninho de vespa asiática, hoje, na Escola Básica e Secundária de Barroselas, em Viana do Castelo, provocou ferimentos numa criança e levou à evacuação do estabelecimento de ensino, disse à Lusa fonte dos Bombeiros Municipais.

De acordo com a mesma fonte, o rapaz, com cerca de 14 anos foi transportado ao hospital de Viana do Castelo "por meios escolares" onde foi "medicado, encontrando-se bem de saúde".

Segundo aquela fonte o rapaz "estaria nas proximidades do vespeiro quando ele foi detectado pelas crianças da escola após a queda da árvore, devido ao vento que se faz sentir". A fonte dos bombeiros municipais adiantou que, "quando caiu ao chão o ninho, que não estava sinalizado pela corporação, partiu-se".

A evacuação dos cerca de 600 alunos da escola teve início cerca das 10h45, e foi decidida por precaução, estando no local duas viaturas dos bombeiros e outras tantas da GNR, decorrendo a operação de destruição do ninho.

Contactado pela Lusa o presidente da Associação de Pais adiantou "alguns jovens foram recolhidos pelos pais, calmamente, e os que não tiveram essa possibilidade estão concentrados na cantina escolar".

"As crianças estão calmas. Está tudo controlado. A evacuação decorreu com tranquilidade".

Segundo números revelados em Agosto passado pela Câmara de Viana do Castelo, os bombeiros municipais registaram desde Novembro de 2012 cerca de 448 ninhos de vespa asiática, dos quais 216 só nos primeiros oito meses deste ano.

De acordo a autarquia, dos 216 ninhos desta espécie predadora georreferenciados este ano no concelho 27 foram destruídos por populares e 63 pelos bombeiros municipais.

Lusa/SOL