Céu muito nublado e chuva em todo o país

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) agravou hoje de amarelo para laranja os avisos emitidos para os distritos de Évora, Faro, Setúbal e Beja devido à previsão de aguaceiros ou chuva que pode ser forte.

De acordo com informação disponibilizada pelo IPMA às 07h30, os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Setúbal e Beja estão sob aviso laranja desde as 06h00 e até às 18h00 de hoje devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada e possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento.

O IPMA colocou sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, os distritos do Porto, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga devido à chuva até às 12h00 de hoje.

Também sob aviso amarelo estão os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra e Lisboa devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica enquanto o laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, implica um risco moderado a elevado.

O IPMA prevê para hoje no norte do continente céu geralmente muito nublado, aguaceiros, em geral fracos, vento em geral fraco do quadrante oeste, sendo moderado de sudoeste nas terras altas até ao início da manhã, e descida da temperatura mínima e da máxima.

No centro prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros em geral fracos, e que serão por vezes fortes nas regiões do interior até ao início da manhã, vento em geral fraco do quadrante oeste, sendo moderado de sudoeste nas terras altas até ao início da manhã e pequena descida da temperatura mínima.

Para o sul, a previsão aponta para céu muito nublado ou encoberto, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial até meio da tarde, vento fraco a moderado de sudoeste e neblina ou nevoeiro em alguns locais.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Castelo Branco e Portalegre prevê-se uma máxima de 19 graus Celsius, na Guarda 15, Bragança e Vila Real 18, em Viseu 17, Porto, Braga e Viana do Castelo 20, Évora, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 22, Ponta Delgada e Leiria, 21, Faro 23 e Funchal 26.

Lusa/SOL