Joaquim Leitão vence Prémio Sophia para Melhor Realizador

Joaquim Leitão venceu o Prémio Sophia para Melhor Realizador com o filme “Até amanhã camaradas”, enquanto o Prémio de Melhor Filme foi para “A última vez que vi Macau”, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata.

Rita Durão, com a interpretação "Em segunda mão", obteve o prémio para Melhor Actriz, e o de Melhor Actor foi para Pedro Hestnes, também pela interpretação "Em segunda mão".

A Academia Portuguesa de Cinema atribuiu ainda, quarta-feira à noite, prémios de carreira ao director de fotografia Eduardo Serra, ao produtor Henrique Espírito Santo e ao realizador José Fonseca e Costa.

O Prémio de Melhor Actriz secundária foi atribuído a Beatriz Batarda, pela interpretação em "Comboio Nocturno para Lisboa", e o de Melhor Actor Secundário a Adriano Luz, pelo seu papel em "Até Amanhã Camaradas".

O Prémio de Melhor Director de Fotografia foi para Rui Poças, por "A Última Vez que Vi Macau", e o de Melhor Argumento Original para João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, também pelo filme "A Última Vez que Vi Macau".

João Braz, com "É o amor", venceu o prémio Sophia para Melhor Montagem e André Marques, com "Luminita", obteve o galardão para Melhor Curta-Metragem de Ficção.

O Prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação foi para "Alda", de Luís Catalo, Ana Cardoso, Filipe Fonseca e Liliana Sobreiro, e o de Melhor Curta-Metragem Documentário para "Lápis Azul", de Rafael Antunes.

O Prémio para Melhor Documentário foi atribuído a "A Batalha de Tabatô", de João Viana, e o de Melhor Guarda-Roupa a Maria Gonzaga e Maria Amaral, por "Até Amanhã Camaradas".

Augusto Mayer, com "Comboio Nocturno para Lisboa", venceu o Prémio Sophia para Melhor Direcção de Arte e o de Melhor Caracterização foi atribuído a Sano de Perpessac, com o filme "Comboio Nocturno para Lisboa".

Já o Prémio de Melhor Som foi para Carlos Alberto Lopes e Branko Neskov, pelo filme "Até Amanhã Camaradas", enquanto Rodrigo Leão venceu o de Melhor Música, com "O Frágil Som do Meu Motor".

A Academia atribuiu ainda prémios de carreira ao director de fotografia Eduardo Serra, ao produtor Henrique Espírito Santo e ao realizador José Fonseca e Costa.

Numa cerimónia dedicada à música no cinema português, Gisela João cantou "Não venhas tarde", do filme "Lavadeiras de Portugal", Noiserv tocou "Palco do Tempo", do filme "José & Pilar", Pedro Abrunhosa cantou "Se eu fosse um dia o teu olhar", de "Adão e Eva", Pedro Jóia reinterpretou "Verdes Anos", de Carlos Paredes, e Sérgio Godinho recuperou "Balada da Rita", do filme "Kilas, o mau da fita".

A terceira edição dos Prémios Sophia decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

A Academia Portuguesa de Cinema anunciou que a quarta edição dos prémios acontecerá a 2 de Abril.

Lusa/SOL