Carlos Queiroz diz que foi roubado pelo BES

Em entrevista ao programa MaisFutebol da TVI, o actual seleccionador do Irão diz ter perdido “metade da vida de trabalho” numa aplicação não autorizada na Rioforte, uma empresa falida do universo Espírito Santo.

Carlos Queiroz diz que foi roubado pelo BES

“Foi um abuso e uma fraude do Banco Espírito Santo, neste caso do ES Bankers, do Grupo Espírito Santo no Dubai”, acusa o antigo seleccionador nacional.

Queiroz acusa um “director comercial do ES Bankers” de ter movimentado “uma fortuna” de uma conta sua para a Rioforte. “Pôs os meus fundos – fundos que tinha guardado exclusivamente para apoiar a minha reforma -, na Rioforte de uma forma fraudulenta e abusiva”, afirma.

À TVI, o técnico recusou quantificar o montante em causa, mas disse equivaler a “mais de quinze anos” de poupanças para a reforma. Queiroz admite ainda não ter a expectativa de reaver o dinheiro.

“As pessoas não têm ideia da tragédia que está por detrás de centenas e milhares de pessoas que entregaram ao BES anos e anos do seu trabalho”, lamenta, esperando que “de uma vez por todas a justiça portuguesa possa julgar e condenar” os responsáveis por eventuais crimes financeiros.

Queiroz questiona ainda como é que, “depois de se ter passado em Portugal o caso BPN”, foi possível ocorrer um novo escândalo na banca.

“Começo a achar que a única coisa que é crime neste país é um treinador à sete da manhã dizer dois ou três palavrões a alguém…”, afirmou.