Aeródromo de Tires há 50 anos a formar pilotos e a receber voos privados

O aeródromo de Tires, em Cascais, passou por diversas fases de expansão e, na véspera de assinalar 50 anos, é visto como uma das principais referências do país na formação aeronáutica, aviação privada e executiva.

Aeródromo de Tires há 50 anos a formar pilotos e a receber voos privados

Inaugurado a 11 de Outubro de 1964, o aeródromo de Tires tinha apenas uma pista com 600 metros de comprimento e só no final dos anos 80 começou a sua fase de expansão, com uma ampliação da pista para 1020 metros.

Mais tarde, nos anos 90, passou para os actuais 1700 metros, com 30 metros de largura. A pista está actualmente preparada para receber aviões que transportem até 40 toneladas.

"É uma diferença abismal. Só pelo comprimento da pista se vê isso. Hoje temos muito mais tráfego aéreo, mais hangares, mais capacidade", contou à agência Lusa o diretor do aeródromo de Tires, António Santinhos.

Segundo a empresa municipal que gere o aeródromo, a Cascais Dinâmica, a ampliação das pistas fez com que o aeródromo pudesse passar a receber aviões de maior porte, já tem a certificação internacional e em casos pontuais, é uma alternativa ao Aeroporto de Lisboa.

Com oito escolas de aviação em funcionamento, o aeródromo de Tires forma anualmente 200 pilotos, sendo considerado umas das principais referências do país na formação aeronáutica.

Voos executivos e jactos privados são outras das áreas a que esta infra-estrutura se destina.

Outros dados disponibilizados pela Cascais Dinâmica mostram que em 2013 se realizaram 25.632 voos de instrução de aviões e 3.142 de instrução em helicópteros.

Também no ano passado, mais de 4500 voos de turismo e negócios passaram pelo aeródromo, com um volume de tráfego de 39.689 voos.

"Estes números fazem de Tires um inegável pólo de referência no treino e aprendizagem. Esse 'know-how' acumulado, essa experiência, pode ser exponenciada para que Cascais desenvolva importantes cadeias de valor e de conhecimento aeronáutico, tanto no ensino como na inovação", refere a empresa.

Por outro lado, acrescenta, Tires é também uma referência para voos executivos, um nicho de mercado que se "identifica com os objectivos estratégicos de Cascais (turismo de negócios ou turismo de saúde) e que deverá também conhecer incrementos muito positivos nos próximos anos". 

Para o futuro, a Cascais Dinâmica quer ainda aumentar a capacidade do aeródromo com a construção de novos hangares e ampliação de lugares de estacionamento.

Este ano, a final da Liga dos Campeões em futebol, em Lisboa, no passado mês de Abril, foi apontado pelo director António Santinhos, como um dos momentos que implicou maior tráfego no aeródromo.

"Nesses dois dias tivemos cerca de 200 movimentos aéreos e 70 aviões estacionados. Não houve nenhum outro momento em que tivesse havido esta movimentação", contou.

Localizado na freguesia de São Domingos de Rana, o aeródromo municipal de Cascais, é conhecido como aeródromo de Tires, conta com a presença de duas dezenas de empresas e mais de 500 trabalhadores.

Lusa/SOL