Onde pára Kim Jong-un?

O lider norte-coreano faltou a uma cerimónia importante de homenagem ao próprio pai, Kim Jong-il. Os boatos de uma possivel doença ou até de um golpe de Estado multiplicam-se pela imprensa internacional.

Onde pára Kim Jong-un?

Todos os anos as grandes figuras do Estado norte-coreano visitam, com grande pompa e circunstância, o mausoléu de de Pyongyang onde estão os restos mortais do pai e do avô de Kim Jong-un, seus antecessores na liderança do país.

Este ano a cerimónia foi notícia não tanto pela pompa e circuntância mas pela ausência do lider do país, que se fez representar pelo número dois Hwang Pyong-so.

Kim Jong-un não é visto em público desde 3 de Setembro, quando foi a um concerto acompanhado pela sua mulher.

Tanto tempo sem uma ‘aparição’ pública já fez disparar as especulações para justificar a ausência, que vão desde um descanso prolongado até um golpe de Estado, passando por uma doença, hipótese mais plausivel.

Especialistas sobre o regime norte-coreano explicam que o possivel ’branquamento’ de uma doença se deve ao facto do líder de não querer ser visto debilitado e com um aspecto frágil.

Por outro lado, segundo a imprensa do próprio país não há qualquer problema, e Kim Jong-un continua a exercer o poder com normalidade.

Aliás no editorial do jornal do governo norte-coreano, o Rodong Sinmun, publicado nesta sexta-feira,  Kim é apresentado como o "símbolo da dignidade e da invencibilidade".

SOL