Patrão da Microsoft desaconselha mulheres a pedirem aumentos

As mulheres recebem menos que os homens apesar de exercerem exactamente a mesma função? Sim, e isso é motivo para um dos grandes debates do momento nos Estados Unidos. Qual é a posição do novo CEO sobre o assunto? É surpreendentemente retrógada para o líder de uma das maiores empresas tecnológicas do mundo.

Patrão da Microsoft desaconselha mulheres a pedirem aumentos

Numa conferência sobre o contributo das mulheres para o desenvolvimento da computação, Satya Nadella declarou que as trabalhadoras não devem reivindicar aumentos, devendo antes confiar que o “karma” lhes trará mais cedo ou mais tarde a merecida compensação.

“Há que ter fé que o sistema irá conceder-lhe o aumento justo à medida que progride”, disse o indiano Nadella, sucessor de Steve Ballmer, que afirmou acreditar na justiça do “bom karma”.

A moderadora do evento, Maria Klawe, que também exerce um cargo de chefia na Microsoft, não escondeu a discordância em relação às palavras do seu líder. A directora aconselhou as mulheres a fazerem uma pesquisa sobre os vencimentos que são pagos nas suas empresas e pedirem um aumento, afirmando mesmo que gostaria de o ter feito mais cedo na sua carreira.

Mais tarde, no Twitter e num email aos funcionários da Microsoft, Nadella admitiu que a sua declaração estava “completamente errada”, acabando por subscrever a posição da colega: “O conselho da Maria é o mais correcto. Se consideram que merecem um aumento, então devem pedi-lo”.

pedro.guerreiro@sol.pt