Zorrinho lança Znews

O eurodeputado socialista, Carlos Zorrinho, criou uma newsletter chamada ZNews. Mas garante que o ‘Z’ não significa que vai usar este infomail para se mostrar: “o objectivo é mostrar às pessoas o que está a acontecer na Europa e que lhes pode ser útil”.

Zorrinho diz que não se inspirou em ninguém e nem sabe se outros eurodeputados criaram já instrumentos idênticos, mas conta que a ideia surgiu ao longo da campanha por perceber que muita da informação que circula na Europa não chega aos cidadãos.

"A ZNews vai ter sempre uma parte de 'oportunidades', com links úteis", assegura o socialista, que na primeira edição – distribuída esta sexta-feira – usou a newsletter para mostrar um motor de busca que ajuda as PME a encontrar informação útil.

O infomail vai ter também vídeos e textos sobre o que o eurodeputado do PS anda a fazer, mas Zorrinho assegura que essa "não é a prioridade".

Para montar a base de dados necessária para distribuir a Znews, Carlos Zorrinho pediu ajuda a instituições como a Associação Nacional de Municípios e a CIP. "Não comprámos nenhuma base de dados, porque não tínhamos meios para o fazer".

Para quem quiser receber a informação, Zorrinho deixou hoje na sua página do Facebook um post onde os interessados podem dar os seus dados. Em poucas horas, foram vários os que demonstraram interesse. "Ainda agora estava numa reunião e recebi uns 15 ou 20 pedidos, que encaminhei para a minha 'Z Team'" – a forma como, explica o socialista, se refere aos seus colaboradores mais próximos.

"Quem recebeu a Znews e não quiser voltar a recebê-la, pode usar um botão que incluímos para deixar de fazer parte da mailing list", assegura Zorrinho.

A newsletter não tem ainda uma periodicidade definida e Carlos Zorrinho explica que ainda está a ser melhorada. "O objectivo é que vá sendo melhor e que tenha cada vez mais 'oportunidades'".

Veja aqui a newsletter de Outubro.

margarida.davim@sol.pt