Lugar aos mais jovens

Numa edição marcada pela saída de dois nomes de peso – Luís Buchinho e Nuno Baltazar –, o primeiro dia da 43.ª ModaLisboa deu destaque aos mais jovens, numa lógica de renovação da Semana da Moda de Lisboa.

O desfile colectivo da plataforma para novos talentos, Sangue Novo, apresentou as propostas de dez jovens projectos.

Entre estes o destaque foi para Inês Duvale que, com o seu olhar irreverente sobre o vestuário masculino, acabou escolhida para participar, em Junho de 2015, no Fashion Clash, na Holanda, festival para designers e artistas emergentes.

A jovem de 24 anos, formada em Design de Moda na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, já tinha vencido, em 2013, o prémio para a melhor colecção masculina no concurso Acrobatic e actualmente trabalha com Ricardo Andrez que, por sua vez, dará a conhecer a sua colecção este sábado. Esta vitória é, segundo a própria, “uma óptima rampa de lançamento”.

Mas além de Inês Duvale, outros jovens talentos deram na vista. É o caso de Olga Noronha que continua a explorar o conceito de joalharia anatómica e medicamente prescrita. Desta vez, a jovem radicada em Londres usou o branco como tela para desenvolver peças com LEDs e fibra óptica e assim criar efeitos em tudo semelhantes à aurora boreal.
Ainda numa linha mais experimental, é de destacar o trabalho de Joaquim Correia, que usou materiais como o látex, madeira de pessegueiro, pele e chapa de metal.

De resto, ainda na plataforma Sangue Novo, é de destacar o trabalho da dupla Banda, composta por Aloísio Rodrigues e Tiago Loureiro, e também de Cristina Real.

Chegada a hora dos veteranos, Alexandra Moura continua empenhada em trabalhar a dualidade – neste caso o direito e o avesso, o interior e o exterior, a construção e a desconstrução. Nesta colecção, com o título ‘Interverter’, a designer apresentou propostas para o Verão de 2015, onde o branco, os azuis e o preto foram reis, em materiais como o neoprene, o linho ou a ganga.

A encerrar o primeiro dia desta 43.ª ModaLisboa, Ricardo Preto mudou a passerelle do Páteo da Galé para o Salão Nobre dos Paços do Concelho para apresentar a colecção ‘Contemporary Warriors’, que cruzou tradicionais e românticos xailes com padrões camuflados, e terminou com a vocalista dos Deolinda, Ana Bacalhau, a percorrer a passerelle entoando uma versão de ‘Laurindinha’.

A ModaLisboa prossegue este sábado com destaque para os desfiles de Filipe Faísca – que apresentará uma peça em parceria com a artista plástica Joana Vasconcelos, o jovem Luís Carvalho – que parte para a sua terceira participação na ModaLisboa depois de ter recolhido aplausos unânimes nas duas outras edições, e Carlos Gil – mais conhecido por ser responsável pelo guarda-roupa de Maria Cavaco Silva e que este ano se estreia na ModaLisboa. Até domingo, e de acesso livre, estão patentes nos Paços do Concelho as exposições ‘A 1ª Ceia’, ‘Sourire Intemporel, ‘Silent Steps in Empty Rooms’ e ‘Workstation’, bem como o espaço Wonder Room, uma pop up store com 15 marcas portuguesas.

raquel.carrilho@sol.pt