Mau tempo deixa três distritos em alerta laranja

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje os distritos de Faro, Beja e Évora sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva e ventos fortes.

Faro e Beja estão com aviso laranja desde as 10:00, prolongando-se o mesmo até às 21:00 e 00:00, respectivamente, enquanto Évora está sob o mesmo aviso das 12:00 às 00:00.

Os três distritos foram colocados em alerta laranja pelo IPMA, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada, com possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento, embora com baixa probabilidade.

Setúbal, Portalegre e Castelo Branco estão com aviso amarelo, desde as 10:00, 12:00 e 15:00 de hoje, até às 18:00, 00:00 e 03:00, respectivamente. A partir das 18:00, Bragança e Guarda também serão colocados sob aviso amarelo.

O IPMA colocou hoje estes cinco distritos com aviso amarelo também devido à probabilidade de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas e possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento embora com baixa probabilidade.

O aviso laranja é emitido quando o IPMA considera que a situação meteorológica integra um risco moderado a elevado, enquanto o amarelo identifica risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Já o aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Lusa/SOL