Milhares de peregrinos esperados hoje no santuário de Fátima

Milhares de fiéis são esperados hoje no Santuário de Fátima na peregrinação internacional de 12 e 13 de Outubro, que, pela primeira vez, coincide com o Dia Nacional do Peregrino.

Milhares de peregrinos esperados hoje no santuário de Fátima

Presidida pelo arcebispo de Goa e Damão, na Índia, a peregrinação começa às 18:30, na Capelinha das Aparições, com o acolhimento pelo bispo de Leiria-Fátima, António Marto, e saudação pelo presidente das celebrações, Filipe Néri Ferrão.

Três horas mais tarde decorre a recitação do terço, a procissão das velas e a celebração da missa.

Depois de uma noite de vigília, as cerimónias são retomadas na manhã de segunda-feira, com a recitação do terço, às 09:00, na Capelinha das Aparições, e, uma hora mais tarde, começa a principal celebração, que inclui missa, bênção dos doentes e a procissão do adeus.

A peregrinação internacional de aniversário, 97 anos após os acontecimentos na Cova da Iria, tem como tema "Arrependei-vos porque Deus está perto" e coincide na segunda-feira com o Dia Nacional do Peregrino, um projecto de resolução da maioria PSD/CDS-PP aprovado pela Assembleia da República em Junho.

Segundo dados do Santuário de Fátima, até sábado inscreveram-se para participar nesta peregrinação, que leva habitualmente um maior número de pessoas à Cova da Iria depois da de Maio, 115 grupos de 23 países, sendo Itália o país estrangeiro mais representado, com 25 grupos.

Lusa/SOL