Chuva e trovoada em todo o país

Todos os distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva por vezes forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os 18 distritos do continente vão estar sob aviso amarelo entre as 12h00 de hoje e as 00h00 de terça-feira devido à previsão de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de granizo.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Beja, Setúbal e Faro por causa do vento forte de sudoeste com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora entre as 12 e as 21h00 de hoje.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu em geral muito nublado e períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada a partir do início da tarde, e pequena descida de temperatura, em especial da máxima na região norte e no litoral a norte do cabo Mondego.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante oeste rodando para o quadrante sul, sendo temporariamente forte com rajadas da ordem de 70 quilómetros/hora no litoral durante a tarde e forte com rajadas da ordem de 80 quilómetros/hora nas terras altas.

No sul prevê-se céu em geral muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros em geral fracos e pouco frequentes, aumentando de intensidade e frequência a partir do meio da manhã, e tornando-se por vezes fortes e acompanhados de trovoada a partir da tarde.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se do quadrante sul a partir do meio da manhã, aumentando para moderado a forte, com rajadas da ordem dos 70 quilómetros/hora no litoral, e para forte com rajadas da ordem de 80 quilómetros/hora nas terras altas a partir do início da tarde e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

Em Lisboa e Leiria prevê-se uma temperatura máxima de 18 graus Celsius, no Porto, Braga, Viana do Castelo, Portalegre e Coimbra 17, Bragança e Vila Real 14, Viseu 13, Guarda 10, Castelo Branco 16, Évora 19, Beja 21, Faro e Angra do Heroísmo 22, Funchal 24, Santa Cruz das Flores 23 e Ponta Delgada 21.

Lusa/SOL