Protecção Civil alerta para cheias nas cidades

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu hoje um aviso à população na sequência das previsões do agravamento do estado do tempo em todo do país, com vento e chuva fortes.

Em comunicado, a ANPC sublinha que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje “períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes inicialmente nas regiões do litoral e estendendo-se às regiões do interior no final do dia” e o vento vai soprar "temporariamente forte com rajadas da ordem de 70 a 80 quilómetros/hora no litoral e terras altas”.

A Protecção Civil refere que o agravamento do estado do tempo pode provocar, entre outros efeitos, “dificuldades de escoamento dos sistemas de drenagem urbanos, nomeadamente durante os períodos de praia-mar, podendo haver inundações em locais historicamente mais vulneráveis”.

Além disso, há a “possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de acumulação de águas pluviais por insuficiências dos sistemas de drenagem”, além do piso rodoviário ficar escorregadio e uma eventual formação de lençóis de água.

A ANPC salienta que o impacto destes efeitos “pode ser minimizado através da adoção de comportamentos adequados” e recomenda à população das zonas mais vulneráveis que tome medidas, como desobstruir sistemas de escoamento de águas, fixar estruturas soltas e ter uma condução cautelosa, não atravessando zonas inundadas e tendo especial atenção em áreas arborizadas.

O IPMA colocou hoje sete dos 18 distritos do continente sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte.

De acordo com informação do IPMA disponível às 11h40, os distritos de Portalegre, Beja, Lisboa, Santarém, Setúbal, Faro e Évora vão estar sob aviso laranja entre as 12h e as 21h de hoje devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas.

Os outros 11 distritos do país estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, entre as 12h de hoje e as 00h00 de terça-feira devido à previsão de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de granizo.

 

Lusa/SOL