Oito coisas que deve saber sobre a sua língua

Usamo-la para comer, falar, beijar e respirar. Mas até que ponto conhecemos bem a nossa língua?

O Huffington Post publicou uma lista com oito factos sobre este órgão muscular que tanto usamos no dia-a-dia.

1.    Tem, em média, 10 centímetros de comprimento: Isto desde a garganta até à ponta.

2.    Tem milhares de papilas gustativas: De acordo com o médico norte-americano Nicholas Bower, citado pela Woman’s Day, cada pessoa tem entre 2000 e 10.000 papilas gustativas na língua. De 10 em 10 dias, morrem várias papilas gustativas. No entanto, estas estão constantemente a ser substituídas.

3.    É impossível ver as papilas gustativas: Pelo menos a ‘olho nu’. Aqueles pontinhos que vê na ponta da língua chamam-se papillae e são uma espécie de folículos pilosos que protegem as papilas.

4.    Sabe tudo ao mesmo: Apesar de já existir um ‘mapa’ da língua humana, a verdade é que não se saboreia os alimentos de forma diferente consoante a área da língua na qual eles tocam. É possível sentir o doce, salgado, ácido e agridoce em qualquer zona da língua, lê-se no site LiveScience.

5.    Dobrar a língua é uma característica genética? Não totalmente. Existe também factores ambientais que influenciam na capacidade de conseguir fazer ‘mini túneis’ com a língua. De facto, existem crianças que começam por não conseguir enrolá-la, mas que mais tarde aprendem a fazê-lo. Segundo a obra ‘Myths of Human Genetics’, de John H. McDonald, médico e professor na Universidade de Delaware, EUA, esta característica humana é muito influenciada pelas condições ambientais e sociais em que a pessoa vive. 

6.     Não é o órgão muscular mais forte do corpo: É altamente flexível, mas não é o que consegue aplicar mais pressão (esses são os músculos dos maxilares), o que mais trabalha (deixem esse trabalho para o coração) ou que aguenta com esforço físico (agradeçam aos quadríceps e aos glúteos).

7.    A sua cor diz muito sobre o nosso estado físico: Uma língua saudável é cor-de-rosa. Algumas alergias ou infecções podem fazer com que fique mais encarnada. Se estiver mais esbranquiçada também pode não ser bom sinal. Repare se a sua língua está ‘a mudar de cor’, pode ser uma dica importante.

8.    Uma língua gorda também pode não ser bom sinal: Um estudo da Universidade da Pensilvânia mostra que a língua das pessoas obesas que sofrem de apneia do sono é mais gorda do que a da maioria das pessoas. “Este é o primeiro estudo que mostra que as pessoas obesas que sofrem com esta doença têm mais depósitos de gordura na língua do que aquelas que não sofrem de apneia do sono”.

Notícia alterada no final do ponto 7.