Anna mentiu na idade para entrar no Facebook. Por ter anos a mais

Anna Stoehr criou uma conta no Facebook a poucos dias de fazer 114 anos, mas para isso teve de mentir na idade. E não foi por vergonha, esta americana do Minnesota assume a idade de frente. O problema não é ela, é o Facebook.

Enquanto os mais novos mentem na idade para poderem aceder à rede social sem limites a partir dos 13 anos, Stoehr fez o contrário. Quando tentou seleccionar o seu ano de nascimento, 1900, o dropdown menu não tinha a data acessível. O ano mais antigo que deixa escolher é 1905. E isso é novo demais para Anna…

Se calhar por viver numa quinta rural de Minnesota, um dos Estados a Norte dos EUA, Anna sempre foi interessada por tecnologia, e fez amizade com um representante de vendas da Verizon que vendeu um smartphone ao filho de 85 anos. Desde aí, é ele quem ensina Anna a usar a Internet – já tem um iPad para conversar por FaceTime com pessoas de mundo.

Joga scrabble e elege a electricidade como um dos maiores feitos da invenção humana. Raramente esteve doente e o máximo de tempo que passou no hospital foram duas noites.

O segredo para a longevidade? Comer pão. “Passo a vida a fazer pão”.

Claro que há outra verdade para além da farinha. “Bons genes, viver saudavelmente e manter-se activo”. É Anna quem faz a lida da casa – aquilo a que chama "exercício". "Não percebo por que as pessoas passam a vida a falar em fazer exercício, tratem da casa", Na reportagem, a jornalista diz não ver vestígios de pó. E não, Anna não tem empregada de limpezas, vive sozinha e trata de tudo.

SOL