Reitor da Universidade do Minho vai liderar CRUP

António Cunha, reitor da Universidade do Minho, foi nesta terça-feira eleito Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP). 

Reitor da Universidade do Minho vai liderar CRUP

O professor catedrático que lidera a Universidade do Minho desde 2009 assume o lugar deixado vago por António Rendas no final do mês passado e vai agora chefiar o conselho de reitores numa altura em que as universidades têm vindo a perder verbas do Orçamento de Estado.

Entre as prioridades para o seu mandato estão o "reforço da autonomia universitária e a procura de condições para um financiamento adequado, estável e transparente das universidades públicas", segundo um comunicado enviado pelo CRUP às redacções.

Contudo, o novo presidente sublinha que "não pretende que o seu mandato fique capturado pela discussão de questões orçamentais e elenca dossiês como a regime jurídico das instituições de ensino superior, a carreira docente universitária, a centralidade das universidades na produção científica nacional, a internacionalização e a interacção mais efectiva com a sociedade."

O reitor da Universidade do Minho é doutorado em Ciência e Engenharia de Polímeros e assume o cargo de presidente do CRUP por um período de três anos.

rita.carvalho@sol.pt