Ébola: UNICEF alerta para importância de reforçar lavagem das mãos

A UNICEF alertou hoje para a importância de reforçar a prática de lavar as mãos como medida de combate ao Ébola e prevenção de doenças, a propósito do Dia Mundial da Lavagem das Mãos, que se assinala na quarta-feira.

"Lavar as mãos com sabão é uma das 'vacinas' mais baratas e eficazes contra doenças virais, desde a gripe sazonal, à constipação mais comum," afirma Sanjay Wijesekera, responsável pelos programas de água, saneamento e higiene (WASH) da agência das Nações Unidas de defesa dos direitos das crianças.          

De acordo com Sanjay Wijesekera, as equipas da UNICEF que estão no terreno na Serra Leoa, Libéria e Guiné "estão a reforçar a importância de lavar as mãos como parte de uma série de medidas necessárias para travar a propagação do ébola".

"Não é uma fórmula mágica, mas é um meio de defesa adicional que é barato e facilmente disponibilizado", sublinha.

A UNICEF tem vindo a trabalhar na sensibilização sobre o ébola nos países afectados e no combate a percepções erróneas sobre a doença, que vieram colocar ainda mais pessoas em risco, além de distribuir artigos de protecção, como fatos, luvas, lixívia, 1,5 milhões de barras de sabão na Serra Leoa e vários milhões na Libéria e na Guiné Conacri.

Reconhecendo que não será fácil conter a propagação da doença, sendo necessário um "enorme esforço internacional", Sanjay Wijesekera salienta a extrema importância de "passar a mensagem sobre as medidas que podem ser tomadas agora nas zonas mais gravemente afectadas, mesmo quando continua a chegar ajuda adicional vinda do exterior". 

"A lavagem das mãos é uma dessas medidas", acrescenta.

Além do ébola, números recentemente divulgados pela UNICEF e pela OMS mostram que em 2013 mais de 340.000 crianças com menos de 5 anos — quase 1.000 por dia — morreram de doenças diarreicas devido à falta de água segura para consumo, saneamento e higiene básica. 

À medida que a resposta ao ébola tem vindo a afectar severamente os serviços de saúde nos países atingidos, a prática da lavagem das mãos assume ainda maior importância na contenção de doenças comuns, considera a UNICEF.

No âmbito das celebrações do Dia Mundial da Lavagem das Mãos muitos países estão a levar a cabo actividades para promover esta prática.

No Sri Lanka, mais de 38.400 alunos em 96 escolas vão participar em eventos no âmbito desta iniciativa juntamente com políticos e membros da sociedade. 

No Líbano, a mensagem 'Proteja a sua saúde; lave as mãos' vai ser enviada por SMS a centenas de utilizadores de telemóvel e no Mali vai decorrer uma campanha nacional nos media, a par de acções de lavagem das mãos e distribuição de barras de sabão em dezenas de escolas. 

Estão também a ser organizados vários eventos na Gâmbia, na Nigéria e no Camboja, entre outros países.

Lusa/SOL