Bryan Adams regressa ‘a casa’ para expor estrelas mundiais

Bryan Adams regressou ontem a Cascais, a vila que o viu crescer nos tempos de adolescência, para inaugurar a sua primeira exposição de fotografia em Portugal. No lançamento de Exposed, ao final da tarde de ontem, o cantor percorreu as salas do Centro Cultural de Cascais onde estão expostas fotografias de artistas como Mick Jagger,…

A relação de Bryan Adams com a fotografia começou com o hobbie de retratar o que se passava nas suas digressões musicais e, apesar de já vir de longe, só chegou ao conhecimento do público nos últimos anos. As imagens de Exposed são prova disso: alguns dos modelos foram fotografados há mais de dez anos e outros, como Amy Winehouse, até já morreram. Quase todos são fotografados em momentos da vida quotidiana e o rol de personalidades vai desde a rainha de Inglaterra até Kate Moss ou Ben Kingsley.

O fotógrafo quis também dar um cunho português a esta exposição, tendo fotografado as fadistas portuguesas mais badaladas da actualidade. É Gisela João que abre a segunda galeria de imagens do Centro Cultural de Cascais e Cuca Roseta, numa pose ousada, que encerra este capítulo de artistas nacionais. Bryan Adams já esteve várias vezes em Portugal, para dar concertos e também para passar férias, e a última viagem que fez foi com o intuito de fotografar as fadistas portuguesas.

Lado B da exposição mostra os estropiados da guerra

Numa espécie de lado B desta exposição estão outros “notáveis” que o cantor e fotógrafo também quis destacar: os estropiados da guerra do Iraque e do Afeganistão. Bryan Adams reconhece que “seria fácil desviar o olhar” desta realidade e admite que, neste caso, a fotografia serve para mostrar as “consequências da guerra e dos políticos em que votámos”.

A exposição que a partir de ontem ficou aberta ao público estará no Centro Cultural de Cascais até dia 1 de Fevereiro.

rita.carvalho@sol.pt