Carro sem condutor vence corrida na Alemanha

A Audi continua os seus testes a carros sem condutor e esta semana organizou uma corrida entre dois modelos desportivos, um com uma pessoa ao volante e outro totalmente automático. Os dois RS7 chegaram a velocidades de 305 km/h na pista 3,7 quilómetros de Oschersleben, no Norte da Alemanha, e a unidade sem piloto, apelidada…

Para a corrida, a marca alemã apenas introduziu a direcção das curvas, calculando o computador do carro a melhor trajectória. Talvez a ‘frieza’ da máquina tenha permitido levar o carro ao limite, ao passo que o piloto humano, apesar de experiente, retraiu-se o suficiente para perder os ‘longos’ cinco segundos.

Várias marcas automóveis de todo o mundo, e até empresas tecnológicas como a Google, estão a testar automóveis sem condutor, seja em pistas, percursos de obstáculos ou até em estradas públicas – com autorizações especiais neste último caso, devido aos perigos que a tecnologia ainda acarreta. No caso deste teste da Audi, o objectivo era experimentar o sistema a maiores velocidades, simulando um ambiente de competição, daí optarem por um modelo com um motor V8 a gasolina, de 560 cavalos de potência.

emanuel.costa@sol.pt