Um Orçamento com a troika dentro

“Uma continuação da má política da troika “. É assim que o BE vê o Orçamento do Estado para 2015, que vê com preocupação os cortes na educação e a criação de um tecto para as prestações sociais.

Um Orçamento com a troika dentro

Pedro Filipe Soares acha mesmo que "as contas estão a ser marteladas", quando se prevê um aumento de cerca de 4% da receita fiscal ao mesmo tempo que se antevê um crescimento de 1,5%.

O deputado bloquista critica ainda a manutenção do IVA e do IRS ao mesmo tempo que baixa o IRC, uma medida "que beneficia os grandes grupos económicos ".

A mesma leitura tem Paulo Sá, deputado do PCP, que destaca a "brutal carga fiscal sobre os rendimentos dos trabalhadores", com o Governo a prever mais de 11 mil milhões de euros cobrados em IRS ao longo dos próximos três anos.

Esses mesmos números são, aliás, usados pelo PCP para revelar que muito dificilmente haverá qualquer devolução da sobretaxa, já que a previsão de receitas com IRS e IVA neste Orçamento é "muito superior " ao que foi arrecadado em 2014 – ano com uma execução orçamental 1700 milhões assim do previsto.

margarida.davim@sol.pt