Novo caso de ébola nos EUA: Enfermeira viajou com 132 pessoas a bordo

O Departamento de Serviços de Saúde Pública do Texas confirmou que uma enfermeira do Hospital Presbiteriano foi contaminada com o vírus ébola. A funcionária de saúde contraiu a doença enquanto tratava do liberiano Thomas Eric Duncan, primeiro paciente com o vírus ébola no país, que morreu na semana passada.

Novo caso de ébola nos EUA: Enfermeira viajou com 132 pessoas a bordo

É a segunda transmissão da doença dentro dos Estados Unidos. Nina Pham, uma enfermeira também do Texas, foi a primeira. Nina Pham também foi contagiada por ter cuidado de Duncan, no mesmo hospital.

Este caso, contudo, está a ter contornos mais complicados visto que a enfermeira – cujo nome ainda não foi revelado – apanhou um avião na sexta-feira, do Texas para Cleveland, no mesmo dia que a sua colega Pham foi hospitalizada.

A segunda enfermeira regressou ao Texas, na segunda-feira. No avião encontravam-se mais 132 passageiros, de acordo com o Centro de Prevenção e de Controlo de Doenças (CDC). “ O risco de contágio das pessoas que estiveram com a pessoa é muito reduzido”, acalmou Tom Friedman, director do Centro.

Os membros da tripulação do avião afirmaram que a paciente não tinha qualquer sintoma da doença. Mas a verdade é que a enfermeira teve os primeiros sintomas na terça-feira de manhã – febre – e à noite acusou positivo para o vírus.

O contágio do ébola não acontece se o portador do vírus estiver assintomático, mas a verdade é que o CDC já apelou aos restantes passageiros do voo para ligarem aos centros de saúde, de forma a serem analisados.

Frieden já veio afirmar, esta quarta-feira, que a enfermeira “não deveria ter viajado num voo comercial” de regresso ao Texas.

*com AP