Papa arrenda Capela Sistina para evento privado

Portas fechadas na Capela Sistina que vai ser reunido um conclave. Não, não se trata da eleição de um novo Papa, mas de um evento privado para 40 turistas de luxo este sábado, autorizado pelo Papa Francisco, integrando uma visita de cinco dias a Roma organizada pela Porsche.

Pensa-se que é a primeira vez nos mais de 500 anos de história da Capela Sistina que é dada uma autorização deste género, pelo que os dois grupos de 20 turistas que andam a percorrer a cidade por estes dias bem podem agradecer a sorte. O Papa Francisco não colocou objecções à iniciativa, garantindo que o dinheiro recebido será distribuído por obras de caridade.

Não se sabe exactamente quanto recebe o Vaticano, mas a viagem de luxo custa 4.590 euros a um grupo e 4.990 a outro, limitando a receita total a menos de 200 mil euros para pagar hotéis, refeições, visitas na cidade, além deste momento único na Capela Sistina.

As portas da sala que ostenta o famoso tecto de Miguel Angelo são fechadas às 19h30, seguindo-se a interpretação da Petite Messe Solennelle, composta por Rossini em 1863, por parte do coro da Academia de Santa Cecília, dirigida pelo maestro Ciro Visco. Segue-se um jantar de gala não menos exclusivo: nos museus do Vaticano, onde os turistas estarão rodeados de obras de Miguel Angelo, Rafael, entre outros artistas mundialmente conhecidos.

Não se sabe se o Vaticano pretende abrir as portas a mais iniciativas deste género, mas foi divulgado esta quinta-feira que o número anual de visitantes à Capela Sistina vai ser limitado a seis milhões, devido a preocupações com a preservação das obras de arte, particularmente os frescos de Miguel Angelo.

emanuel.costa@sol.pt