O novo papel dos transportes e logística no quadro lusófono

Os sistemas inteligentes aplicados aos transportes “desempenham um papel primordial no desenvolvimento da economia”, sublinhou Luis Filipe Pereira, presidente da conferência internacional dedicada ao tema Sistemas Aplicados à Logística e aos Transportes, organizada pela Logistel.

O novo papel dos transportes e logística no quadro lusófono

O responsável falava na sessão de abertura do evento, do qual o SOL é media partner, e que decorre até quarta-feira no Hotel Cascais Miragem.

Durante o encontro que conta com mais de 200 participantes será analisado o papel e importância das novas tecnologias e sistemas aplicados ao sector. 

Algumas das vantagens do desenvolvimento destes sistemas passam pela “redução dos níveis de custos de transporte, eficiência energética ou a redução da emissão de gases nocivos”, exemplificou Luis Filipe Pereira. 

Já José Manuel Silva Rodrigues, ex-presidente de várias empresas públicas e assessor do conselho de administração do Grupo Barraqueiro sublinhou a importância do tema no tecido empresarial e económico do país: “não convém esquecer que são as empresas que criam a riqueza, através da criação de emprego, salários, etc”. “E dos Governos”, continuou, “espera-se que asseguram um bom funcionamento das instituições e que o façam atempadamente”. 

Outro dos objectivos do encontro passa pela troca de ideias e experiências dos vários países que marcam presença em Cascais, Lisboa, como  Angola, Cabo Verde e Guiné Bissau.

De acordo com o representante da ministra do sector de Cabo  Verde, Anastácio de Oliveira e Silva o Executivo deste país “tem como um dos principais objectivos promover de forma acelerada o desenvolvimento  neste sector, nomeadamente dos portos e aeroportos”, bem como  “garantir o abastecimento das redes locais”.

Por este motivo, “o Governo quer continuar a trabalhar em conjunto com os nosso parceiros (entre os quais a Logistel) no desenvolvimento de novos sistemas”, detalhou,

O secretário de Estado dos transportes da Guiné Bissau, João Bernardo Vieira, também sublinhou o empenho do actual Executivo no desenvolvimento dos transportes locais e adiantou que a sua presença na Conferência parra por “trocar experiências e contactos”, para depois passar para acções concretas.

sara.ribeiro@sol.pt